Seja bem-vindo
CENTRO OESTE,14/08/2025

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Pioneira na proibição do uso de celulares, Fundação Bradesco compartilha desafios e avanços educacionais

    g1.globo.com
    Pioneira na proibição do uso de celulares, Fundação Bradesco compartilha desafios e avanços educacionais


    Desde sua criação, em 1956, a Fundação Bradesco se destaca pelo compromisso com a inovação e a promoção de ensino gratuito e de excelência para comunidades em vulnerabilidade social. Em linha com essa visão, a instituição tomou uma medida pioneira no final de 2023: proibiu o uso de celulares em suas escolas, antecipando-se à regulamentação oficial sobre o tema, uma vez que a Lei 15.100/25 foi sancionada apenas neste ano.
    A decisão partiu da necessidade de tornar as escolas ambientes ainda mais humanos, seguros, focados na aprendizagem, e que estimulam o convívio entre os alunos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Os alunos ainda podem levar o aparelho, mas o uso durante o período letivo é controlado. Os celulares ficam em caixas fechadas nas salas e isso reduz as distrações e permite que eles estejam verdadeiramente presentes no ambiente escolar.
    Os impactos são visíveis: professores relatam maior atenção em sala. A proibição do uso de telas durante os intervalos também trouxe mudanças positivas no comportamento social dos estudantes. Os intervalos, antes marcados pelo uso constante de celulares de forma individualizada, agora são tomados por brincadeiras, movimentação e risadas.
    A mudança foi comemorada por gestores e professores das 40 escolas da Fundação Bradesco em todos os estados do país e no Distrito Federal. A diretora da escola Fundação Bradesco de Jardim Conceição – Osasco (SP), relata que ficou surpresa com a reação dos alunos. “Eu estava preparada para lidar com reações negativas, mas ao conversar com grupos de alunos após a implantação da medida, eles relataram que voltaram a fazer brincadeiras, jogos coletivos e a sorrir mais. Muitos disseram até que o intervalo parece mais longo, e alguns comentaram que aprenderam a olhar nos olhos dos colegas”, ressalta Sônia Costa.
    A diretora acrescenta que os pais elogiaram a medida e que também perceberam mudanças comportamentais dos jovens no ambiente familiar. “Os pais foram parceiros e apoiaram a medida desde o início. Pouco tempo depois da proibição, alguns já haviam percebido a mudança de comportamento dos filhos em casa com relatos de redução de sintomas de ansiedade mais momentos de interação com a família”.
    Esta mudança de comportamento é fruto da iniciativa pioneira da Fundação Bradesco de proibir o uso do celular. Para a Gerente de Governança Educacional e especialista em Neurociência da Fundação Bradesco, Katia Chedid, a medida é fundamental para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. “Esta é a retomada do contato humano que a escola sempre promoveu, mas que era comprometido por conta do uso do celular”, afirma.
    Fundação Bradesco
    Marco Flávio
    A Fundação ainda destaca que restringir o celular não significa afastar a tecnologia do ambiente educacional. Pelo contrário, ela está presente, mas de forma planejada e com propósito pedagógico claro. “Toda tecnologia é bem-vinda, desde que usada com moderação e intencionalidade. Essa é a palavra-chave: intencionalidade. É isso que transforma uma ferramenta em recurso pedagógico real”, reforça Katia.
    Com 40 escolas distribuídas por todos os estados do país, a Fundação Bradesco mantém sua atuação focada na formação dos estudantes. Investimentos constantes na capacitação dos professores e na atualização das metodologias de ensino reforçam a missão da instituição de transformar vidas por meio da educação.
    Fundação Bradesco 
    A Fundação Bradesco é o maior projeto de investimento social privado do país e beneficia, anualmente, mais de 42 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ensino gratuito e de qualidade em 40 escolas próprias distribuídas por todo o Brasil. 
    Criada há mais de 68 anos por Amador Aguiar, também fundador do Banco Bradesco, a instituição tem como missão transformar vidas por meio da educação, promovendo o desenvolvimento integral de seus alunos com estratégias pedagógicas que os preparam para o futuro e para o exercício consciente da cidadania.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.