Seja bem-vindo
CENTRO OESTE,03/02/2026

    • A +
    • A -

    Ministério da Saúde participa da qualificação de profissionais do Amazonas sobre prevenção à tuberculose

    gov.br
    Ministério da Saúde participa da qualificação de profissionais do Amazonas sobre prevenção à tuberculose


    O Ministério da Saúde participou da Oficina de Tuberculose e Infecção Latente pelo Mycobacterium tuberculosis em Parintins/AM. O encontro teve como objetivo atualizar os(as) profissionais de saúde de Barreirinha e Parintins sobre as recomendações da pasta ministerial para prevenção, diagnóstico e vigilância da tuberculose, além de sensibilizar os(as) gestores(as) para a necessidade de um trabalho articulado para garantir o acesso aos serviços de saúde e apoio social, bem como do acompanhamento dos casos, visando impedir o abandono do tratamento e promover a cura dos casos.


    A ação foi realizada pela Coordenação do Programa Estadual de Tuberculose, Programa Estadual de HIV/Aids e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas e contou com o apoio técnico do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi/SVSA/MS).


    Para a coordenadora-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas (CGTM/Dathi/SVSA/MS), Fernanda Dockhorn, essa foi uma oportunidade de promover articulações interinstitucionais com foco na eliminação da tuberculose e coinfecções com HIV nos municípios de Parintins e Barreirinha do estado do Amazonas.


    “Essa região do Amazonas está entre as prioridades do Ministério da Saúde para as ações de resposta à tuberculose e coinfecção TB-HIV, uma vez que o estado possui alta incidência de casos e óbitos por tuberculose, e a cidade de Parintins tem alta incidência da doença”, explica.


    A tuberculose é uma doença transmissível, que conta com métodos eficazes de prevenção, diagnóstico e tratamento, sendo curável na maior parte dos casos. Porém, é a doença infecciosa com maior número de mortes no mundo e está fortemente relacionada a determinantes sociais. Em 2023, a tuberculose foi a principal causa de morte por um único agente infeccioso no mundo. Ressalta-se, ainda, que mais de 80 mil pessoas continuam a adoecer por tuberculose todos os anos no país.


    Dessa forma, a Oficina foi uma estratégia para apoiar as ações de luta pelo fim da tuberculose durante a campanha estadual de resposta à tuberculose no interior do estado, em municípios prioritários.


     


    Ministério da Saúde





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.