Chuvas torrenciais matam mais de 200 pessoas na Índia e no Paquistão

Soldados do Exército da Índia trabalham no resgate de vítimas em vilarejo na Caxemira indiana atingido por inundação após chuva repentina em 15 de agosto de 2025.
REUTERS/Stringer
Inundações repentinas e deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais mataram mais de 200 pessoas e deixaram dezenas de outras desaparecidas na Índia e no Paquistão nas últimas 24 horas, informaram autoridades dos dois países nesta sexta-feira. O número de vítimas deve aumentar.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Equipes de resgate dos dois países trabalham nas áreas afetadas, em região montanhosa entre os países vizinhos, pelas chuvas para encontrar desaparecidos, e retiraram com segurança cerca de 1.600 pessoas.
No Paquistão, um helicóptero transportando suprimentos de ajuda para o distrito noroeste de Bajaur, atingido pelas enchentes, caiu devido ao mau tempo. Cinco pessoas a bordo morreram, incluindo dois pilotos, disse o governo paquistanês em comunicado.
As chuvas torrenciais que afetam o norte do Paquistão deixaram pelo menos 164 mortos em 24 horas, segundo o balanço atualizado divulgado pelas autoridades nesta sexta-feira (15), o que eleva para quase 500 o número de óbitos desde o início da temporada de monções no final de junho.
Pelo menos 150 mortes foram registradas na província montanhosa de Khyber-Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão, segundo a autoridade provincial de gestão de desastres. Nove pessoas morreram na Caxemira administrada pelo Paquistão e cinco faleceram na região turística de Gilgit-Baltistan.
Vídeo mostra momento que enchente atinge vila no norte da Índia
COMENTÁRIOS